O PSOL e o PSB estão avançados na construção de uma aliança para concorrer à Prefeitura de Florianópolis, com o nome do atual deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Lideranças das duas siglas, especialmente os presidentes municipais Homero Gomes (PSB) e Victória Borges (PSOL), têm se encontrado com frequência.

Marquito, que possui grande simpatia da base do PSB, também tem tido participação ativa no processo. O ambiente de união entre os partidos na capital também tem favorecido a composição em outros municípios, como Garopaba e Joinville.

Racha

Continua depois da publicidade

Na Capital, a esquerda tende a disputar as eleições “rachada”. O PT já anunciou a intenção de ter candidato à prefeitura – em outubro do ano passao, foi lançado o ex-vereador. Mas o projeto estaria sendo repensado e outros nomes estão se apresentando para a disputa pelo partido.

A direita também deve pulverizar os projetos. Em entrevista à coluna, o advogado Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello e articulador político do PL, defendeu que o partido dispute as eleições na Capital com chapa pura. Se confirmada, a proposta pode dividir votos e atingir a candidatura do prefeito Topázio (PSD) à reeleição.