Citado pelo presidente Jair Bolsonaro no pronunciamento de quinta-feira (2), o Pronampe, programa de apoio às micro e pequenas empresas, leva a assinatura de Jorginho Mello (PL) e tende a ser um trunfo político para o senador, que mira nas eleições para o Governo do Estado no ano que vem.
Continua depois da publicidade
Pronampe vira permanente e Jorginho prevê crédito na próxima semana
Em meio aos diversos programas de auxílio ao setor econômico que foram lançados pelo governo, ao longo da pandemia, o Pronampe é reconhecido como o mais bem-sucedido. Foi proposto por Jorginho, que também é autor do projeto de lei que tornou o programa definitivo e que foi sancionado por Bolsonaro nesta quinta.
A ‘sacada’ do Pronampe é atuar num ponto sensível em período de pandemia e crise: o acesso ao crédito. O programa diminui o risco que os bancos assumem ao conceder o empréstimo, por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO). É como se o governo entrasse como ‘fiador’, o que aumenta as chances de sucesso para o empreendedor que precisa do recurso.
CPI da Pandemia: “Não é Bolsonaro o culpado pelo vírus”, diz Jorginho Mello
Continua depois da publicidade
Na versão definitiva, o governo cobre até 20% das perdas da carteira de crédito das instituições bancárias. É menos do que na estreia do programa, no ano passado, quando a cobertura chegava a 85%. Mas a tendência é que isso não afete a efetividade do Pronampe, já que o risco se mostrou mais baixo, na prática, do que havia sido previsto pelas instituições bancárias.
À colega Estela Benetti, Jorginho Mello informou que o governo deve liberar R$ 5 bilhões ao fundo garantidor já na semana que vem. A iniciativa garantirá que muitas pequenas e microempresas continuem sobrevivendo à pandemia e à crise.
Florianópolis registra panelaço contra Bolsonaro durante pronunciamento nesta quarta
O sucesso do Pronampe aumenta o capital político de Jorginho. Exposto na defesa do governo na CPI da Covid, onde atua como integrante da ‘tropa de choque’ do presidente da República, o senador fez maior favor ao governo ao entregar a Bolsonaro um bom programa de fôlego econômico.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também:
Santa Catarina avalia eventos-teste para Covid-19 a partir de julho
Promotor dá lição em homofóbicos em SC ao arquivar denúncia contra live ‘Criança Viada’
Aeroportos de SC estão à mercê da variante indiana do coronavírus
Convocação de Moisés e Daniela é desvio de foco na CPI da Covid
Prefeitura de Florianópolis não pode suspender aulas por suspeita de Covid, decide Justiça
Ação de governadores para não depor na CPI da Covid já está no STF