A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (12), o projeto de emenda constitucional (PEC) que proíbe os pedágios municipais nas cidades do Estado – o que afeta diretamente a criação de taxas de preservação ambiental, as TPAs. Com a aprovação, o projeto segue em tramitação.
Continua depois da publicidade
A proposta da PEC é do deputado Ivan Naatz (PL), e já teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. Na Comissão de Finanças, a relatoria foi do deputado Sargento Lima (PSL).
O próximo passo será a Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para votação em plenário.
Naatz alega que a cobrança dos pedágios municipais tem viés arrecadatório e é vedada pela Constituição estadual. As prefeituras de Bombinhas e Governador Celso Ramos afirmam que não serão afetadas por uma eventual aprovação, porque estão amparadas em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz