O deputado estadual Milton Hobus (PSD) protocolou nesta segunda-feira (8), na Alesc, um projeto de lei que permite ao Estado isentar de impostos a compra e a importação de vacinas contra Covid-19. A proposta mira na autorização para que municípios e empresas privadas possam adquirir doses de imunizantes.
Continua depois da publicidade
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
De acordo com o parlamentar, o objetivo é facilitar iniciativas estaduais para dispensar os impostos sobre a vacina, e também sobre insumos usados na fabricação dos imunizantes – o que também atingiria planos estaduais ou municipais de vacinação.
> Lockdown pode parar na Justiça: para MP medidas do governo não fizeram efeito
Continua depois da publicidade
Um projeto de lei, aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, prevê que a iniciativa privada possa comprar vacinas – mas, até que todos os grupos prioritários tenham sido vacinados, todas as doses adquiridas precisam ser doadas ao governo. Na segunda etapa, quando a vacinação chegar aos grupos não prioritários, as empresas terão que doar metade das doses compradas.
> SC passa de 8 mil mortes por covid-19 após semana com mais óbitos causados pela doença
A ‘privatização’ da vacina é vista com ressalvas por especialistas, já que em outros países a imunização é centralizada nos governos federais. A iniciativa, no entanto, é consequência da vacinação a conta-gotas no Brasil – sem doses disponíveis, o país tem dificuldades para conter o avanço da pandemia.
Com fila de espera por leitos de UTI, Santa Catarina está em 18º lugar no ranking nacional de imunização.
> Hospitais cobram medidas mais eficazes contra pandemia em SC
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade