O plenário da Câmara dos Deputados vai analisar na próxima terça-feira (7) o relatório do deputado federal Darci de Mattos (PSD) sobre a versão do PL 2510/2019 aprovada no Senado. O projeto, que é originalmente de autoria do deputado Rogério Peninha (MDB), derruba os efeitos do Código Florestal nas margens de rios em áreas urbanas e permite que os municípios determinem as próprias regras.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Darci de Mattos entende que o projeto foi desidratado no Senado, que incluiu no texto a obrigatoriedade de que os municípios mantenham, no mínimo, 15 metros a partir das margens dos rios e cursos d´água como área de preservação. O relatório do deputado defenderá que sejam derrunadas as emendas dos senadores.
Polêmica
Defendido por setores como a construção civil e por muitos prefeitos, que gostariam de legislar sobre as margens de rios em áreas urbanas, o projeto é considerado um retrocesso por ambientalistas.
Desmonte do Código Florestal em áreas urbanas levará digital de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
O assunto ganhou fôlego depois que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que as construções em áreas urbanas consolidadas – ou seja, dentro das cidades – deveriam respeitar o que diz o Código Florestal, e não as leis locais de parcelamento do solo. Isso significa que deveria ser respeitada a distância mínima de 30 metros, a partir da margem dos rios. Imóveis construídos dentro desse limite passaram a ser declarados oficialmente irregulares.
Diversos prefeitos fizeram lobby pela aprovação da proposta em Brasília, como forma de escapar da determinação imposta pela decisão do STJ. No entanto, especialistas veem a ideia com ressalvas porque os municípios estão mais sujeitos à pressão da construção civil pela flexibilização de regras e limites, o que pode potencializar problemas antagônicos e bem conhecidos em SC, como enchentes e estiagem.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade