A Câmara dos Deputados vai analisar em regime de urgência um projeto de lei que privatiza praias em todo o Brasil – inclusive em Santa Catarina. A proposta permite que até 10% da faixa de areia dos municípios costeiros seja administrada por empreendimentos privados e tenha o acesso ao público restrito. 

Continua depois da publicidade

Na prática, trata-se de institucionalizar e agravar o loteamento das praias, um problema recorrente no Litoral do Estado.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O projeto é do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e permite a ocupação de praias públicas por hotéis e parques, com autorização do Ministério do Turismo. Pela proposta, essas áreas seriam denominadas “zona especial de interesse turístico”.

Com areia loteada por bares, praias de SC têm dono e não é a população

Continua depois da publicidade

Apesar de polêmico, o projeto de lei tem tramitado a jato na Câmara. Apresentado em dezembro do ano passado, teve o regime de urgência aprovado em dois meses. Com isso, deixa de passar pelas comissões da casa e ganha um atalho até o plenário.

As praias brasileiras são bens públicos da União de uso comum, de acordo com a Constituição Federal. Uma lei federal, também de 1988, estabelece que todas terão assegurado o acesso livre e democrático à faixa de areia e ao mar.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça​​

Continua depois da publicidade

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​

Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula

“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC