A Câmara dos Deputados vai analisar em regime de urgência um projeto de lei que privatiza praias em todo o Brasil – inclusive em Santa Catarina. A proposta permite que até 10% da faixa de areia dos municípios costeiros seja administrada por empreendimentos privados e tenha o acesso ao público restrito.
Continua depois da publicidade
Na prática, trata-se de institucionalizar e agravar o loteamento das praias, um problema recorrente no Litoral do Estado.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O projeto é do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e permite a ocupação de praias públicas por hotéis e parques, com autorização do Ministério do Turismo. Pela proposta, essas áreas seriam denominadas “zona especial de interesse turístico”.
Com areia loteada por bares, praias de SC têm dono e não é a população
Continua depois da publicidade
Apesar de polêmico, o projeto de lei tem tramitado a jato na Câmara. Apresentado em dezembro do ano passado, teve o regime de urgência aprovado em dois meses. Com isso, deixa de passar pelas comissões da casa e ganha um atalho até o plenário.
As praias brasileiras são bens públicos da União de uso comum, de acordo com a Constituição Federal. Uma lei federal, também de 1988, estabelece que todas terão assegurado o acesso livre e democrático à faixa de areia e ao mar.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Continua depois da publicidade
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC