A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (CCJ) aprovou projeto de lei do deputado Milton Hobus (PSD) que restringe a pesca em rios e lagoas de Santa Catarina em períodos de crise hídrica. A ideia é proteger as espécies da pesca predatória, que se torna mais frequente quando o volume de água é baixo – o que torna a captura mais fácil.

Continua depois da publicidade

Estiagem mobiliza bancadas de SC, RS e PR na busca por recursos do governo Bolsonaro

Na justificativa, o deputado ressalta que a pesca predatória desconsidera fatores como o ciclo reprodutivo, as particularidades das espécies e o tempo de vida dos animais capturados. “O flagrante de casos em que são aplicados métodos degradantes de pesca, combinados com as limitações hídricas, levam à captura de peixes em volumes desproporcionais, sem que se considere qualquer condição essencial de preservação”.

Estiagem deixa 80 cidades em situação de emergência em Santa Catarina

O projeto determina a definição das áreas mais vulneráveis a crimes ambientais e estabelece como exceção a pesca de subsistência, não comercial e para fins científicos, que continuariam a ser permitidas. A proposta segue agora para votação em plenário.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Só querem Pfizer: recusa de vacinas em Balneário Camboriú acende alerta

Empresas privadas poderão investir em parques e reservas de SC

Prefeito de Bombinhas se licencia do cargo por problema de saúde

Rejeitado, bebê macaco que nasceu em zoo de SC ganha lar temporário; veja fotos

CPI da Covid marca data para ouvir Moisés