Um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores de Florianópolis pode fazer da Capital uma das primeiras cidades no país a regulamentar a distribuição de cannabis medicinal na rede pública. Hoje, pacientes que fazem uso de medicamentos à base de maconha dependem de importação e, em muitos casos, precisam acionar a Justiça para ter acesso aos remédios.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
A proposta, apresentada pela vereadora Carla Ayres (PT), integra uma ação coordenada nas três capitais do Sul do país. Projetos de teor semelhante foram apresentados em Curitiba, pela vereadora Carol Dartora (PT), e em Porto Alegre, pelo vereador Leonel Radde (PT). Os parlamentares propõem duas leis distintas: uma para viabilizar pesquisas com substâncias derivadas da maconha para uso medicinal, em âmbito local, em parceria com universidades e institutos, e outra para facilitar o acesso a medicamentos na rede pública.
Em Florianópolis, os dois projetos já entraram em tramitação. A Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores da Capital questionou a legalidade do fomento à pesquisa, alegando que a Câmara não poderia estabelecer esse tipo de política pública porque é dever do Executivo. Mas encaminhou a proposta que diz respeito aos medicamentos à Secretaria Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde, para que avaliem se há viabilidade de colocar em prática a distribuição caso a lei seja aprovada.
Jovem de SC consegue autorização na Justiça para plantar maconha
Continua depois da publicidade
Em abril, uma lei semelhante foi aprovada em Goiânia (GO). Por lá, o texto autorizou o município a adquirir e distribuir gratuitamente medicamentos que tenham em sua fórmula canabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (YHC), e que tenham o uso autorizado judicialmente ou pela Anvisa, com prescrição médica. A proposta foi vetada pela prefeitura, mas a lei acabou promulgada pela Câmara de Vereadores.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
> Vacinas vencidas de Covid-19 podem ter sido aplicadas em quase 50 cidades de SC; veja quais
> Concurso público da secretaria da Fazenda de SC para 58 vagas é autorizado
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp