A Alesc aprovou por unanimidade projeto de lei da deputada Paulinha (Podemos) que estabelece pagamento com PIX e cartão de débito ou crédito no ferry boat entre Itajaí e Navegantes. Única opção de travessia, o serviço atualmente aceita apenas pagamento em dinheiro vivo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O texto do projeto de lei 74/2023 é mais amplo: obriga as empresas concessionárias do serviço público de transporte hidroviário, fluvial, lacustre ou marítimo, como balsa e ferry boat, que sejam de propriedade do Estado, de municípios ou da iniciativa privada, a receberem PIX ou cartão, de todas as bandeiras existentes no território nacional.

Com a aprovação, o projeto segue para sanção do governador. Depois, as empresas que ofertam esse serviço serão notificadas para que façam as adequações necessárias para atender a legislação.

-A medida é para beneficiar cidadão, facilitar a vida de quem precisa usar esse trecho para se deslocar. Afinal, o passageiro que deve escolher a melhor forma de pagamento. Nós precisamos acompanhar as mudanças da sociedade, já que cada vez menos pessoas usam dinheiro em espécie no dia a dia – disse Paulinha.

Continua depois da publicidade