Cerca de 20 mil professores recém-contratados pelo Estado não receberam os salários no dia 25 de fevereiro, junto com os demais servidores. Na lista estão os ACTs, que têm contratos temporários de prestação de serviços, professores de Educação Especial e também professores efetivos que passaram no concurso de 2017 e foram chamados recentemente.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A Secretaria de Estado da Educação disse que o prazo para fechar a folha de pagamento foi estendido “para permitir a inclusão dos contratos firmados até o dia 25 de fevereiro”, e prometeu uma folha suplementar – ou seja, uma nova rodada de pagamentos – entre os dias 7 e 11 de março, na semana que vem.

Luciano Hang rejeita rótulo de bolsonarista

Continua depois da publicidade

O problema é recorrente no primeiro salário dos novos contratados – o volume grande de novos professores faz com que o Estado tenha dificuldade para inserir os dados na folha de pagamento regular. Diante disso, servidores da Educação foram escalados no feriadão de Carnaval para incluir os nomes que ainda não estavam no sistema.

Muitos professores têm protestado contra o atraso do primeiro salário nas redes sociais – ressaltam a falta de previsibilidade e o fato de que terão que arcar com os juros das contas que não forem pagas na data prevista. A situação é acompanhada de perto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).

Lula vem a Santa Catarina na largada do roteiro de viagens nacionais

– Houve sim um atraso nas contratações e na inserção desses contratos no sistema. Temos dialogado com a Secretaria de Educação todo ano para que evite esse problema de atraso de pagamento principalmente dos temporários, que necessitam do salário para suas despesas básicas, como aluguel, luz e água – diz o presidente do sindicato, Luiz Carlos Vieira.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais​

A reunião secreta de Gean Loureiro com PSD, Podemos PSDB e PP

Dario Berger cancela inscrição nas prévias do MDB

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões