O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou a data para julgar o processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL) por suposto abuso de poder econômico na campanha ao Senado em 2022. Será no dia 4 de abril, em sessão presencial, às 10h da manhã.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Santa Catarina, no TRE-SC, o processo foi arquivado. Subiu para Brasília, e teve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral.
O processo foi movido pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), que tinha como candidato ao Senado Raimundo Colombo (PSD). O ex-governador ficou em segundo lugar.
São basicamente três alegações: uso de helicóptero que teria sido emprestado irregularmente por Hang para participação de eventos de campanha, o que teria dado uma vantagem estratégica de mobilidade em relação aos demais candidatos, uso da estrutura da Havan para promoção de Seif e financiamento de propaganda eleitoral.
Continua depois da publicidade
O julgamento é o mais aguardado no ano pela política em SC, porque pode mexer com as composições partidárias em ano de eleições municipais. Caso o TSE decida pela cassação do senador, não se descarta a hipótese de que os catarinenses também votem para o Senado em outubro, o que “embaralha” o jogo em 2024.
A tese defendida pelo PSD, no entanto, é a de que novas eleições “punem” todos os candidatos. O partido pede a recontagem de votos, excluindo somente a votação de Seif.