A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, foi pega de surpresa pela previsão do secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro, de iniciar a vacinação dos professores de SC na primeira quinzena de maio. A afirmação foi feita por Vampiro no Bom Dia Santa Catarina, na manhã de quinta-feira (22).
Continua depois da publicidade
> Vacinação de professores ainda não tem data, diz Carmen Zanotto
Zanotto falou à coluna horas depois, à noite, e não sabia da informação dada pelo secretário.
– Data na educação? Não posso confirmar essa data.
> SC quer começar a vacinar professores contra a Covid-19 em maio, diz secretário
Continua depois da publicidade
A secretária reforçou que Santa Catarina não fez nenhuma ‘troca’ de grupos prioritários – ou seja, não alterou as previsões do Plano Nacional de Imunização, que traz a educação no quarto grupo de prioridades.
> Vacinação de professores contra Covid em SC deve começar por profissionais da Educação Infantil
> Opinião: Vacinar professores será um dos poucos acertos de SC na pandemia
No entanto, os profissionais de segurança pública começaram a ser vacinados antes de ser concluída a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde em SC.
A vacinação dos professores tem sido motivo de discussões nacionais. Estados como São Paulo e Espírito Santo ‘furaram a fila’ e começaram a imunizar antes os trabalhadores da educação, o que tem levantado questionamentos nas secretarias de Saúde estaduais.
Continua depois da publicidade
O assunto tem gerado debates e deve ser discutido na Comissão Intergestores Bipartite, que integra representantes de todos os estados e do Ministério da Saúde.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
> Bolsonaro modera discurso na Cúpula do Clima, mas mente sobre fiscalização
> Vacinar professores será um dos poucos acertos de SC na pandemia
> Daniela diz que carta de governadores a Biden não tem eficácia prática nem jurídica