Presidente recém-empossada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Maria Thereza de Assis Moura será uma das palestrantes da abertura oficial do 11º Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (Ebac), que ocorrerá de 22 a 24 de setembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Maria Thereza de Assis Moura assumiu a presidência do STJ no dia 25 de agosto, para o período 2022 – 2024, e é a segunda mulher a segunda mulher na história do STJ a ocupar o cargo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), o encontro é considerado o maior evento da advocacia criminal brasileira. A 11ª edição
vai homenagear os 40 anos da Associação dos Advogados Criminalistas de SC (Aacrimesc), uma das entidades fundadoras da Abracrim, em 1993.
A ministra falará no dia 22, a partir das 18h. Maria Thereza de Assis Moura é mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP), onde também é professora. Possui ainda especialização em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra, pelo Instituto de Direito Penal Econômico Europeu e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim).
Continua depois da publicidade
A ministra está no STJ desde 2006. Integrou a Sexta Turma e a Terceira Seção desde a sua posse até agosto de 2018, quando assumiu a Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral da Justiça Federal no biênio 2018-2020. É membro da Corte Especial desde 10 de maio de 2011. Entre 2014 e 2016 atuou como ministra titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi corregedora-geral eleitoral em 2015 e 2016.