O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, apresentou na tarde desta quarta-feira (29) sua carta de renúncia do cargo. Com isto, está aberto espaço para que o catarinense Décio Lima (PT) seja o novo comandante do Sebrae nacional, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
A destituição de Melles estava prevista para ocorrer em uma votação do Conselho do Sebrae, nesta quinta-feira (30). O PT garantiria 11 votos, de 15, com a possibilidade de ampliar em mais dois.
A articulação foi feita pelo ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, a pedido de Lula. As tratativas envolveram negociações com o Centrao, que garantiram a manutenção no cargo dos dois atuais diretores.
Com a renúncia, a eleição do novo presidente ocorrerá em eleição do Conselho no dia 10 de abril. Décio será o único candidato, e deverá ser confirmado no cargo.
Continua depois da publicidade
No Sebrae, Décio Lima vai administrar um orçamento de mais de R$ 7,5 bilhões ao ano, valor que ultrapassa o que a maioria dos ministérios têm à disposição.