A presidente da Infraero, Martha Seillier, e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, assinam nesta quinta-feira (30) a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes.

Continua depois da publicidade

O contrato será firmado com a construtora gaúcha Porto Beton, que venceu a licitação com uma proposta de R$ 47,5 milhões. Originalmente, a concorrência tinha valor de referência de R$ 80 milhões. A Infraero avaliava, desde fevereiro, as condições apresentadas pela empresa para o preço proposto.

O novo terminal passará dos atuais 5,2 mil metros quadrados de área para 13,6 mil metros quadrados – quase o triplo. O contrato prevê que a entrega ocorra em 18 meses, e o início das obras será imediato.

Os trabalhos fazem parte de um conjunto de medidas da Infraero para aprimorar e modernizar o terminal de passageiros e, assim, garantir mais conforto e segurança a usuários e passageiros. Estão previstas a ampliação e reforma das áreas de check-in, embarque e desembarque, climatização total e instalação de novas esteiras, elevadores e escadas rolantes. Os banheiros, que são alvo de reclamação no terminal atual, serão ampliados e receberão melhorias.

Além do que estará visível aos passageiros, o contrato prevê melhora da infraestrutura básica, como sistema elétrico e de abastecimento de água. Todo o conjunto de navegação aérea terá obras de ampliação, reforma e modernização, com melhorias operacionais e de segurança. 

Continua depois da publicidade

As obras antecedem a privatização do terminal, que entrará no Bloco Sul de concessões, previsto para ser lançado ao mercado no ano que vem. No início do mês, durante visita do governador Carlos Moisés (PSL), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu as obras de ampliação como um passo importante para a futura entrega do aeroporto à iniciativa privada.

— Vai trazer mais atratividade, e assim que esse aeroporto for concedido com certeza vamos ter uma pauta de investimentos ainda maior, para adequar o Aeroporto de Navegantes aos padrões internacionais – afirmou.