A prefeitura de Itapema voltou atrás na decisão de multar quem não usasse máscaras nas ruas. A medida está prevista em um decreto, publicado na quinta-feira (9), que determinou autuações a partir de R$ 104. Em nota, a prefeita Nilza Simas informou que tomou a decisão "após ouvir a todos, de forma democrática" – mas alertou que a suspensão da multa é temporária.
Continua depois da publicidade
A prefeita reconheceu que faltam máscaras e o acesso a material para improvisá-las em casa não é simples em tempos de pandemia. O decreto previa que o cidadão pudesse usar qualquer tipo de cobertura no rosto.
A nota, no entanto, reforça a orientação para que todos procurem adotar a máscara como hábito. Como o uso segue obrigatório, pelo decreto, a partir de segunda-feira (12), a prefeitura vai fiscalizar o cumprimento e fará doação de máscaras a pessoas carentes. A fiscalização do uso será feita pelos fiscais de posturas e pela Vigilância Sanitária.
A iniciativa da prefeitura de Itapema foi elogiada pelo governador Carlos Moisés (PSL) na coletiva de imprensa de quinta-feira. Ele informou que os atendentes do comércio também deverão ser obrigados a usar máscaras no Estado, após a retomada. E orientou os consumidores que fiscalizem e evitem frequentar locais onde as regras de prevenção não são cumpridas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade