Uma reunião entre prefeitos da região da Foz do Itajaí-Açu resultou na edição de uma lista de recomendações para serem adotadas nas cidades. As prefeituras não acataram a sugestão da Comissão Intergestores Regional (CIR), que recomendou uma nova quarentena de 14 dias para desafogar os hospitais. A mudança mais significativa foi a restrição nos supermercados, para apenas uma pessoa por família, e limite de 30% de ocupação.

Continua depois da publicidade

> SC anuncia novas restrições para conter o coronavírus; atividades são suspensas por duas semanas

Mesmo assim, estão liberados os acompanhantes menores de idade. A regra também é mais branda para restaurantes, que poderão ter ocupação de 40%, e para parques temáticos, com ocupação de até 50%.

> Confira o mapa com os números atualizados sobre o coronavírus em SC

No caso dos restaurantes, recomenda-se redução de horário. Poderão funcionar das 6h às 22h, e os bares, das 6h às 20h. Também é sugerida a limitação de acesso às praias.

Continua depois da publicidade

O grupo recomendou a suspensão de cultos e missas, e a restrição de velórios para quatro horas, no máximo, com 10 participantes de cada vez. 

Os hotéis terão que contratar equipes de saúde para avaliarem, diariamente, as condições dos hóspedes e dos trabalhadores.

> SC registra a mais alta ocupação em leitos de UTI durante a pandemia do coronavírus

As medidas alinhadas são um diretriz. Cada município terá a responsabilidade de decretar as medidas restritivas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade