O Navegay, um dos maiores blocos de sujos do país, será banido do calendário da prefeitura de Navegantes. Essa foi uma das promessas de campanha do prefeito eleito, Liba Fronza (DEM), e ele pretende cumprir. Anualmente, o Navegay atrai um público de mais de 100 mil foliões à cidade.

Continua depois da publicidade

> Navegay 2020 atrai multidão de foliões para o Carnaval de rua de Navegantes

A interrupção vale desde já: a programação do Carnaval 2021 deve ser suspensa devido à pandemia, a exemplo de outras cidades no país. Para 2022, a prefeitura pretende reestruturar a festa – mas o bloco de sujos não está nos planos.

> Saiba tudo sobre as Eleições 2020

À coluna, Fronza disse que a organização do evento custa caro para o município porque demanda uma grande estrutura de saúde e segurança. O prefeito eleito ainda não sabe quanto a prefeitura investiu no Navegay nos últimos anos, mas diz que pretende reinvestir o valor na redução da fila de espera por consultas e exames. 

Continua depois da publicidade

A decisão do futuro prefeito divide opiniões na cidade. Há moradores que se sentem incomodados com a movimentação, que fecha diversas ruas no Centro da cidade, e há os que defendem a continuidade da tradição.

O bloco de sujos é o ponto alto da programação de Carnaval de Navegantes desde a década de 70. A primeira edição ocorreu em 1978, 42 anos atrás. Desde então, o evento cresceu e passou a atrair turistas de todo o Brasil.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​