Filiado ao Podemos, partido que integra a base do governador Carlos Moisés (Republicanos), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, decidiu declarar apoio a Jorginho Mello (PL) nas eleições para o governo do Estado. O anúncio será oficializado em um evento nesta quinta-feira (8) à noite, no lançamento da candidatura do vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva (PL), a deputado estadual. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Vale lembrar que Fabrício era o pré-candidato do Podemos ao Governo do Estado – mas o partido preferiu fechar acordo com o governador, o que nunca ficou bem resolvido internamente. 

O prefeito já vinha apoiando a candidatura de Jorge Seif (PL) ao Senado. Cedeu, inclusive, parte de sua equipe para trabalhar na campanha do ex-secretário de Aquicultura e Pesca de Bolsonaro. Apesar disso, o prefeito resistia em fechar apoio ao governo – além de Moisés, havia expectativa na campanha de Gean Loureiro (União Brasil) por uma declaração de apoio. Fabrício sempre foi muito próximo de Paulinho Bornhausen (PSD), que deixou o Podemos para concorrer a deputado federal ao lado de Gean.

A escolha por Jorginho indica dois caminhos na carreira política de Fabrício. Um deles é a opção por caminhar por conta própria, após o período de parceria com Bornhausen. O segundo é o fortalecimento dos laços com o bolsonarismo – o prefeito já havia recebido vídeo de apoio do presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais, é próximo do deputado Eduardo Bolsonaro desde que cumpriu mandato na Câmara dos Deputados, e mantém boas relações com algumas figuras conhecidas do bolsonarismo, como a ex-ministra Damares Alves, que visitou diversas vezes Balneário Camboriú. 

Continua depois da publicidade

Por enquanto, Fabrício diz que não há definição sobre troca de partido. Mas a tendência é que a declaração pública de apoio a Jorginho o empurre de vez para fora do Podemos.