Dados do IPCA, que medem a inflação no Brasil, mostram que o aumento no preço do leite sentido em Santa Catarina nas últimas semanas é anterior à mudança na alíquota de ICMS, de 7% para 17%, que passou a valer em abril. Em março – antes da alteração tributária – o preço do leite subiu 9,3% no país. É a maior alta, pelo menos, desde janeiro de 2021.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O aumento é resultado de uma série de fatores, como o maior custo de produção e transporte. Vale lembrar que a inflação, em março, foi a maior em 28 anos no Brasil. Os preços subiram 1,62%, segundo o IPCA.

A relação entre o aumento na alíquota de ICMS – que é uma demanda dos produtores catarinenses – e a alta no preço do leite para o consumidor é principal argumento do Governo do Estado para barrar a mudança na alíquota.

SC vai passar RJ e se tornar o terceiro estado mais rico do Brasil com PIB per capita

Continua depois da publicidade

Para apaziguar a questão, a Fazenda está propondo reduzir novamente o ICMS do leite longa vida para 7% e recolocar o produto na cesta básica do catarinense. Os dados de flutuação no preço do leite no mercado nacional, no entanto, indicam que não há garantias de que a medida baixará o preço nas prateleiras dos supermercados.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​​​

Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil​​

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​​​

​Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC​

Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes