Dados do IPCA, que medem a inflação no Brasil, mostram que o aumento no preço do leite sentido em Santa Catarina nas últimas semanas é anterior à mudança na alíquota de ICMS, de 7% para 17%, que passou a valer em abril. Em março – antes da alteração tributária – o preço do leite subiu 9,3% no país. É a maior alta, pelo menos, desde janeiro de 2021.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O aumento é resultado de uma série de fatores, como o maior custo de produção e transporte. Vale lembrar que a inflação, em março, foi a maior em 28 anos no Brasil. Os preços subiram 1,62%, segundo o IPCA.
A relação entre o aumento na alíquota de ICMS – que é uma demanda dos produtores catarinenses – e a alta no preço do leite para o consumidor é principal argumento do Governo do Estado para barrar a mudança na alíquota.
SC vai passar RJ e se tornar o terceiro estado mais rico do Brasil com PIB per capita
Continua depois da publicidade
Para apaziguar a questão, a Fazenda está propondo reduzir novamente o ICMS do leite longa vida para 7% e recolocar o produto na cesta básica do catarinense. Os dados de flutuação no preço do leite no mercado nacional, no entanto, indicam que não há garantias de que a medida baixará o preço nas prateleiras dos supermercados.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC
Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes