Um levantamento da consultoria especializada Novo Selo Comunicação mostrou que PL, PT e União Brasil apresentam pré-candidatos nas três cidades de Santa Catarina que poderão ter 2º turno nas eleições de 2024 – a capital, Florianópolis (com 404 mil eleitores), Joinville (432 mil) e Blumenau (263 mil).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A presença de PT e PL na disputa mostra que, a exemplo do que ocorre no cenário nacional, os dois partidos pretendem polarizar a disputa nas eleições municipais, repetindo a fórmula Lula versus Bolsonaro da disputa de 2022.
Em Florianópolis, o principal nome cotado pelo PL é o do ex-deputado Bruno Souza. A vereadora Maryanne Mattos e o vereador Gabrielzinho também está na disputa. Embora o partido considere uma dobradinha com o PSD de Topázio Neto, é possível que dispute em chapa pura. Em Joinville está no páreo pelo partido o deputado estadual Sargento Lima. Em Blumenau, o candidato do PL poderá ser o deputado Egídio Ferrari.
Como “veto” de Bolsonaro a alianças entre PL e PSD impacta eleições em SC
Continua depois da publicidade
O nome do PT aventado em Florianópolis é o do vereador Vanderlei “Lela” Faria. Em Joinville disputam a indicação da sigla Carlito Merss e Francisco de Assis. Já a deputada federal Ana Paula Lima deverá concorrer em Blumenau.
Ed Pereira, secretário municipal, poderá concorrer em Florianópolis pelo União Brasil. Cassiano Ucker é o nome cotado em Joinville. Em Blumenau, a vaga pode ficar com o deputado estadual Marcos da Rosa ou com João Paulo Kleinübing.
PL encaminha filiação de Egídio Ferrari e mexe no tabuleiro eleitoral de Blumenau
– Nós não apresentamos aqui um ‘gabarito’ com nomes de quem disputará, de fato, as eleições. Trazemos possíveis cenários, tornados públicos por meios jornalísticos, que podem ajudar a compreender as movimentações de políticos e de suas siglas no início do ano eleitoral – diz Fábio Brandt, fundador da Novo Selo Comunicação e coordenador do estudo, intitulado “Imprensa e as eleições municipais: O cenário dos partidos e candidatos”.
Segundo turno
Os municípios de Santa Catarina com mais de 200 mil eleitores, e com possibilidade de 2º turno nas eleições deste ano, concentram 20% das pessoas aptas a votar no Estado: cerca de 1,1 milhões – de um total de 5,5 milhões, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
Em todo o Brasil, 99 cidades preenchem os requisitos para a realização do 2º turno, mas o quantitativo final será definido pela Justiça Eleitoral em maio. O levantamento da Novo Selo classificou esse conjunto de municípios como Top-99.
– Por concentrarem a maior parte do eleitorado nacional, essas cidades condicionam o planejamento e a cobertura dos principais veículos jornalísticos, nacionais e regionais – diz Fábio Brandt, fundador da Novo Selo Comunicação e coordenador do estudo, intitulado “Imprensa e as eleições municipais: O cenário dos partidos e candidatos”.
– Ao conhecer o cenário macro das eleições municipais, as diferentes áreas da comunicação podem atuar para qualificar o debate eleitoral, refutando sua redução a discussões distantes do real impacto que o voto surte nas administrações locais e no dia a dia das pessoas – complementa Brandt.