O relatório de balneabilidade das praias de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira (29) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), trouxe o melhor resultado do ano até agora. Dos 231 pontos de coleta, que tiveram amostras analisadas em laboratório, 85,2% estão próprios para banho.

Continua depois da publicidade

Em comparação com o mês de setembro, quando foi feita a última análise, 12 pontos que haviam sido reprovados no teste de balneabilidade passaram à condição de próprios para o mergulho. As coletas foram feitas de 21 a 25 de outubro, em 25 cidades ao longo da costa.

Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 71 estão próprios para banho – o equivalente a 83,5%. Em Balneário Camboriú, toda a Praia Central está própria.

O único ponto impróprio na cidade está na Lagoa de Taquaras, nas praias agrestes. Confira a avaliação de cada ponto no Estado no site do IMA – https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

Estiagem ajudou

Marlon Daniel da Silva, gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, diz que há dois motivos para a análise ter trazido o melhor resultado de 2019. De um lado, as análises feitas mensalmente a partir de abril – e não semanalmente, como no verão – fazem com que os pontos demorem mais a mudar da condição de impróprios para próprios para banho. Resultados impróprios podem levar até quatro meses para reverter.
Com a chegada do fim do ano, a situação, em geral, melhorou.

Continua depois da publicidade

De outro, a estiagem favorece a balneabilidade porque, com menos água circulando na rede pluvial, é menor a quantidade de esgoto irregular que vai parar no mar.

Ele alerta, no entanto, que a tendência é que os pontos que são tradicionalmente impróprios para banho voltem a apresentar problemas quando começar a temporada de verão – e o volume de turistas, e consequentemente de esgoto produzido e lançado ao mar, aumentam.

– Ainda temos pouca condição de recolher e tratar o esgoto (em algumas cidades), ou falta de sistema público de saneamento. Há uma relação direta entre essa condição e propriedade (das praias). Precisamos investir em tratamento de esgoto – alerta.

Coletas semanais

A partir da semana que vem, no dia 8 de novembro, as coletas do IMA passam a ser semanais. O gerente de Laboratório, que é responsável pelas análises de balneabilidade, diz que será possível avaliar com segurança a condição das praias para o verão em meados de dezembro, quando terão sido feitas cinco análises semanais seguidas.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, apenas a Praia Central de Balneário Camboriú e a Beira-mar Norte, em Florianópolis, têm coleta semanal o ano inteiro. Na Capital, a pedido da prefeitura. Em Balneário, por determinação judicial.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​