A prefeitura de Navegantes protocolou no Instituto do Meio Ambiente (IMA) um pedido de licença para engordamento da faixa de areia da Praia do Gravatá, a mais movimentada da cidade. A expectativa é dar início à obra ainda este ano, com possibilidade de concluir antes da temporada de verão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O projeto prevê a colocação de 420 mil metros cúbicos de areia em toda a extensão da Praia do Gravatá, que tem 2,3 quilômetros. Segundo o prefeito Liba Fronza, depois de concluído o alargamento a extensão da faixa de areia vai variar entre 70 e 50 metros.
O orçamento é de R$ 23 milhões, e a verba virá de um financiamento público que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria do Tesouro Nacional. O recurso integra um empréstimo de R$ 60 milhões para obras no município.
Luxo e ostentação em Balneário Camboriú viram nova obsessão de árabes e europeus
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
A Praia do Gravatá tem sofrido com a erosão, que reduziu a faixa de areia ao longo dos últimos anos. Mas a experiência de outros municípios catarinenses com obras de alargamento aponta que elas têm impacto econômico, especialmente na construção civil.
Navegantes, assim como outras cidades da região, passa por um boom imobiliário. A tendência é que a praia alargada resulte na valorização dos imóveis à beira-mar, como ocorreu em Balneário Camboriú.
Leia também
A obra que uniu Luciano Hang e Lula em SC
Voos de ultrabaixo custo de Florianópolis para Argentina e Chile: confira preços, dias e horários