A Portonave, em Navegantes, confirmou no fim da tarde desta quarta-feira (6) que monitora trabalhadores portuários que atuaram na operação do navio Barbara, do armador Cosco, que esteve em SC no fim de abril. Dois tripulantes da embarcação testaram positivo para o novo coronavírus na escala seguinte do navio, em Santos.
Continua depois da publicidade
Os testes foram feitos em todos os tripulantes porque um dos trabalhadores chegou ao porto de Santos com sintomas gripais. A Portonave informou que as duas pessoas que tiveram testes positivos para covid-19 trabalhavam na sala de máquinas da embarcação, e não tiveram contato físico com os portuários catarinenses.
Apesar disso, todos os que atuaram na operação estão sob monitoramento – são 25 trabalhadores. Até agora, segundo nota oficial do porto, nenhum portuário apresentou sintomas de coronavírus.
A Portonave informou que a movimentação do navio, em Navegantes, foi autorizada e liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os portos foram considerados pelo governo federal como serviço essencial, por isso a atividade segue normalmente em todo o país. Pelos terminais portuários passam insumos como medicamentos e equipamentos de proteção individual, que abastecem hospitais e unidades de saúde brasileiras.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz