A Marinha do Brasil reabriu totalmente as operações no Canal de Acesso do Rio Itajaí-Açu e no Complexo Potuário de Itajaí e Navegantes – incluindo as áreas de manobras – no fim de semana, após dois meses e meio de fechamentos e restrições. Significa que os navios que operam nos portos locais poderão manobrar regularmente.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A mudança de parâmetros ocorre porque a correnteza retornou finalmente ao nível de segurança, que é inferior a dois nós, depois de todo o impacto sofrido pelas chuvas dos últimos meses. A foz do Rio Itajaí-Açu recebe todo o volume de águas que escoa desde o Alvo Vale do Itajaí, que foi muito afetado pelas cheias.
Em nota, a Marinha do Brasil esclareceu que a impraticabilidade – o impedimento de manobras – ocorre “quando as condições meteorológicas, o estado do mar, entre outros fatores, encontram-se desfavoráveis, colocando em risco a segurança da navegação”.
O canal e a área de manobras ficaram totalmente fechados de 4 a 20 de outubro, em razão do volume excepcional de chuvas. De 21 de outubro a 15 de novembro, a barra do Rio Itajaí-Açu permaneceu aberta com restrições, o que significa que as manobras ocorreram, mas em horários e condições específicas.
Continua depois da publicidade
As operações foram mantidas “dependendo do tamanho ou tipo da embarcação, quando determinadas condições ambientais, trechos do rio, ou outros fatores julgados relevantes mantêm-se favoráveis, sem prejudicar a segurança da navegação, segundo a Marinha.
Leia mais:
Governo troca presidente da Fundação Catarinense de Cultura “por engano”
Palavra trocada em projeto causa briga entre deputados em SC e pode ter impacto milionário
Bairro com mais imóveis vendidos no Litoral de SC não fica na praia
Faltam hotéis em praia “queridinha” de SC que receberá mais de 1,3 milhão de turistas