A Portonave, em Navegantes, superou na noite desta sexta-feira (12) a marca de um milhão de TEUs (medida que representa contêineres de 20 pés) movimentados em um ano. O registro é histórico e coloca o terminal no “clube do milhão”, um seleto grupo de portos que alcançaram esse volume de movimentação de cargas. No Brasil, somente parte dos terminais portuários de Santos – o maior complexo do país – integram o clube.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O recorde foi registrado durante a operação do navio Ever Laurel, com bandeira de Singapura, que tem capacidade para mais de 8 mil contêineres. Curiosamente, trata-se do mesmo navio que inaugurou a primeira etapa da nova Bacia de Evolução no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, em maio de 2020. A obra, que ainda está com a segunda etapa em aberto por falta de recursos, foi fundamental para garantir a entrada de navios maiores e mais carregados a Navegantes e Itajaí.
Novos caças Gripen da FAB chegarão ao Brasil pela Portonave, em Navegantes
Vídeo: Navio gigante gira 180º durante manobra no Rio Itajaí-Açu
Continua depois da publicidade
Colecionador de recordes
Primeiro terminal de uso privado (TUP) no país, a Portonave coleciona recordes: é líder na movimentação de contêineres na região Sul do país, tanto em importação quanto em exportação, e o segundo porto no ranking nacional em movimentação de contêineres. Em 2021, o porto de Navegantes registrou um crescimento de 37% em comparação com o ano passado – um dos melhores índices entre os terminais brasileiros.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú