A Portonave, em Navegantes, registrou a melhor produtividade de navio entre todos os portos brasileiros, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O monitoramento equivale ao período de janeiro a novembro de 2024, quando o terminal privado catarinense registrou a movimentação média de 118 contêineres por hora por navio no cais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Esse indicador alcançou o expressivo crescimento de 42% na comparação com 2023. A produtividade de navio é medida em Movimentos por Hora (MPH) durante a operação de carga e descarga dos contêineres, desde o primeiro contêiner até o último movimentado na operação em cada navio. No cais da empresa, os movimentos são realizados por até seis portêineres, que são gigantescos guindastes de uso portuário.

No ano de 2024, o Terminal movimentou 1.261.130 de TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés). O número chama atenção por o porto passa por obras no cais, o que interferiu na movimentação. Apesar disso, a redução foi de apenas 5% na comparação com o ano. O porto também registrou 12% de participação nacional na operação de contêineres cheios de longo curso – o terceiro maior do Brasil no ranking desse tipo de embarque de acordo com o Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a novembro do ano passado.

Conheça os portos de SC:

Continua depois da publicidade

Na exportação, os produtos mais despachados pela Portonave foram madeira, carne congelada e papel. Na importação, os produtos com maior número de movimentações foram plástico, maquinário e têxtil.

Terceira faixa na BR-101 Norte entra em pacote prioritário de obras na ANTT

O principal mercado das exportações foi a China. Na sequência, esse pódio foi ocupado pelos Estados Unidos (segundo) e o México (terceiro). Na importação, a China também lidera e, sucessivamente, aparecem os Estados Unidos e a Índia, no período de janeiro a novembro, segundo os dados da Datamar.

Veja os dados de movimentação:

Continua depois da publicidade

Durante esse período, a Portonave foi líder nacional na movimentação de diversos segmentos, como a exportação de carne suína, com 24 mil TEUs movimentados – 35% do mercado nacional – com principal destino a China. Na importação, o produto que se destacou foram os pneus, com 30 mil TEUs movimentados – 33% de toda importação nacional – com principal origem na China.

Na comparação com 2023, a demanda pela exportação de maquinários aumentou mais que o dobro em 2024. Foram 28 mil TEUs despachados no ano passado, principalmente com destino ao México. Na importação, a movimentação de cerâmica subiu oito vezes em 2024, com 9 mil TEUs recebidos. Mais uma vez, a origem principal do produto foi a China.