O serviço Bossa Nova, do armador Maersk Line/Hamburg Süd, passará a ter escala única em Santa Catarina no Porto Itapoá a partir de 8 de dezembro. O mesmo serviço atende ao armador CMA CGM com o nome Sirius, e é uma das mais importantes linhas de conexão da América do Sul com o Mar Mediterrâneo, com ligações com Oriente Médio e Norte da Europa.

As rotas começam no Marrocos, no porto de Tangier Mediterranee, passam por oito portos brasileiros – incluindo Itapoá – depois retornam ao Marrocos e finalizam as viagens na Espanha. O terminal catarinense também mantém conexão com a Europa pelo WMED do armador MSC, que conecta a América do Sul a portos na Espanha, Itália e Malta.

Continua depois da publicidade

Como as gigantes mundiais de navegação podem ser barradas no Porto de Itajaí

A chegada do novo serviço foi comemorada pelo porto no Norte do Estado. O terminal teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado, levando em conta a movimentação em TEUs entre janeiro e julho, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Foi o porto que mais cresceu no Brasil em 2022.

O destaque foram as cargas refrigeradas – um dos principais produtos de exportação de Santa Catarina. A Ásia é uma das principais clientes das cargas reefer de SC, e Itapoá tem o menor “transit time” para os portos asiáticos entre os terminais no Sul do Brasil.

Em agosto de 2022, o Porto Itapoá movimentou 3.414 contêineres com cargas refrigeradas para exportação, número que foi superado em outubro, com 3.469 contêineres. É a maior quantidade já operada no terminal desde 2016, época em que operações dedicadas à Venezuela foram encerradas devido à crise no país, em 2017.