Única câmara frigorífica integrada a um terminal portuário no Brasil, a Iceport, que faz parte da estrutura da Portonave, em Navegantes, teve a certificação renovada para exportar cargas halal – produtos que atendem os preceitos da religião islâmica. O Brasil é o maior exportador de mercadoria halal no mundo, de acordo com o último Relatório Global do Estado da Economia Islâmica. Os produtos halal têm sido responsáveis por grande parte do crescimento das exportações de frango brasileiro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os principais destinos das cargas halal são Emirados Árabes, Singapura e Catar. Essa classificação é usada para carne bovina e frango. Pela Iceport, a movimentação é 100% de frango.

O manuseio dessas cargas é diferenciado e específico, para evitar qualquer possibilidade de contaminação cruzada no recebimento, armazenagem e expedição. Os equipamentos também devem atender os preceitos religiosos, incluindo os termômetros de temperatura de inspeção.

Para a Iceport, a nova certificação da CDIAL oferece uma posição estratégica no mercado, tendo em vista o crescimento exponencial dos produtos halal pelo mundo – inclusive entre não muçulmanos. Os processos que envolvem a produção e manuseio fazem com que os produtos sejam considerados, em geral, mais saudáveis e sustentáveis.

Continua depois da publicidade

Em 2022, o Armazém da Iceport movimentou 220.696 toneladas de mercadorias, Destas, 63,4% foram de origem animal (aves, bovinos e suínos congelados) e 36,6% mercadorias de origem vegetal, especialmente batatas congeladas. A movimentação de frango representou 67,24% do total de proteínas movimentadas em 2022 – do total, 12,77 % foram de mercadorias halal.