Uma equipe de dirigentes do Porto de Santos esteve nesta sexta-feira (13) no Porto de Itajaí para avaliar o terminal e buscar informações sobre a Autoridade Portuária. Eles estavam acompanhados do Secretário Nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A visita ocorreu “de surpresa”, sem agendamento prévio, e confirma que o Porto de Itajaí passará a ser gerido pelo Porto de Santos se confirmada a federalização da Autoridade Portuária.
O grupo foi recepcionado pelo atual Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio Veiga, e passou por toda a estrutura do terminal. A coluna apurou que a visita teve momentos de tensão, porque trabalhadores portuários perceberam a movimentação de autoridades e se organizaram para protestar contra a federalização.
Continua depois da publicidade
Fontes relataram à coluna que o projeto do governo Lula é entregar a administração do Porto de Itajaí a Santos de forma provisória, até a criação de uma nova companhia docas. Na quinta-feira, em agenda em Joinville, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a reunião que definirá o destino do Porto de Itajaí ocorrerá no início da semana que vem.
Um encontro está marcado para a próxima terça-feira (17), às 17h, em Brasília.