A Portonave, em Navegantes, passará a operar o serviço Atlântico Sul (SAS), dos armadores Log-in e Mercosul, a partir de dezembro. A linha de navegação de cabotagem de contêineres, que liga as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil aos países do Mercosul, operava em Itajaí. Navegantes passará a operar a linha com exclusividade.
Continua depois da publicidade
As escalas serão semanais, com a primeira atracação prevista para a primeira semana do próximo mês. As principais cargas desse serviço são frango, cereais, cerâmica, ar condicionado entre outros. No Brasil, somente seis Portos oferecem o serviço SAS – Pecém, Suape, Salvador, Santos e Rio Grande. Nos países vizinhos, o serviço passa em portos de Buenos Aires, La Plata e Montevideo.
A saída do serviço de Itajaí coincide com a mudança de operador no porto. O contrato da atual arrendatária, APM Terminals, termina no dia 31 de dezembro. Em janeiro começa a valer um contrato-tampão com a empresa CTIL, que é contestado junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).