O Porto de Itajaí lidera o ranking de Índice de Desempenho Ambiental (IDA), desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), entre os portos públicos brasileiros. O terminal alcançou o índice 99,4, à frente do Porto de Paranaguá (PR), que teve ficou com 99,2, e que havia liderado o ranking em anos anteriores.

Continua depois da publicidade

IDA Portos Públicos
IDA Portos Públicos (Foto: Reprodução Antaq)

O Complexo Portuário também se destacou entre os terminais privados: a Portonave, em Navegantes, é o 2º melhor colocado no país, com índice 87,8. O 1º lugar é do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no Maranhão.

IDA terminais privados
IDA terminais privados (Foto: Reprodução Antaq)

O IDA considera 38 indicadores, que incluem, entre outros, o licenciamento, as certificações ambientais, uso de energia limpa e renovável, controle de poluentes e adequação às normas de controle de cargas perigosas.

Continua depois da publicidade

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, citou o controle de qualidade do ar, dentro e fora do terminal, o sistema de saneamento e os monitoramentos ambientais como diferenciais que levaram o porto ao melhor resultado do país. O ranking é um aliado na busca por novas parcerias comerciais – especialmente internacionais. A conformidade ambiental do porto é um dos argumentos de negociação na importação de veículos.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.