Diante das chuvas persistentes em Santa Catarina e do risco de enchete na região da foz do Rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí liberou a área do Recinto Alfandegado Contínuo (RAC) para receber carros particulares, motos, e contêineres com pertences pessoais dos moradores que estão esvaziando suas casas.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú tem ruas alagadas e monitora risco de enchente

A área é um pátio de armazenagem de cargas que fica entre a Rua Blumenau e a Rua Caninana em área alta, livre de enchente. Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio Veiga, a operação do RAC será feita gratuitamente pela empresa SC Portos, que cedeu maquinário, e pelos trabalhadores portuários avulsos.

Fenômeno da “enchente sem chuva” é ameaça em Itajaí

Em condições normais, o local estaria repleto de cargas. A área do RAC está excepcionalmente vazia pela situação atual do Porto de Itajaí, que não movimenta contêineres regularmente desde o início do ano.

Continua depois da publicidade

Enchente em SC paralisa portos e navios fazem fila em alto-mar

O terminal perdeu linhas e rotas com o fim do arrendamento regular, em dezembro do ano passado. Desde então, operou com contrato temporário, até julho, e atualmente está em fase de edital para concessão por um período de dois anos, que é tocado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Veja os estragos causados pela chuva em todo o Estado:

Leia mais

FOTOS: Veja rodovias que estão bloqueadas pelas chuvas fortes e deslizamentos em SC

Como agir e quem acionar em SC se estiver sob risco com as chuvas

Mais de 70 cidades foram afetadas pelas chuvas e 28 decretaram emergência em SC