O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, virá a Santa Catarina neste sábado (21) para um encontro com prefeitos de cidades atingidas pelas enchentes e com o Governo do Estado. A informação chegou a ser trazida pelo ministro em coletiva de imprensa em Brasília, na segunda-feira, e a agenda foi confirmada nesta terça à coluna pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. O encontro será em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A vinda do ministro atende a um pedido dos prefeitos da região do Vale do Itajaí, encabeçado pelo prefeito de Vitor Meirelles, Bento Francisco Silvy (PP) – e tem um peso estratégico para SC. Padilha é um dos ministros palacianos, um dos mais próximos de Lula, integra o núcleo duro e atua copo um porta-voz do governo. É quem cuida da relação entre os ministérios e entre o governo e o Congresso.

SC terá pacote econômico para pessoas e empresas atingidas por enchente

Essa articulação facilita tanto recursos vindos dos próprios ministérios quanto, se necessário, o envio de Medida Provisória para aumentar a disponibilidade de verbas para o Estado. A expectativa é que, na reunião, seja apresentado um diagnóstico do cenário atual das cheias em SC e da participação federal no socorro aos municípios.

Continua depois da publicidade

Falta de efetivo fez Polícia Federal pedir apoio da PM na barragem de José Boiteux

Padilha será o terceiro ministro a visitar SC em meio à situação de emergência causada pelas chuvas. Na semana passada, estiveram no Estado o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Leia mais:

Beto Carrero vai construir hotel resort com imersão no parque

Jair Renan Bolsonaro coloca em dúvida candidatura para 2024

O que muda em construtora de luxo de SC após Justiça afastar presidente