Dois deputados estaduais de Santa Catarina viajaram aos Estados Unidos para acompanhar as eleições norte-americanas, que ocorrem nesta terça-feira (5), a convite da campanha do Partido Republicano, de Donald Trump. Ivan Naatz (PL) está em Los Angeles, e Ana Campagnolo (PL) em Washington.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo Naatz, o convite foi enviado aos parlamentares por indicação do PL Nacional. O partido recebeu da Transparência Internacional o pedido para indicar observadores convidados, de acordo com Naatz. Outros parlamentares bolsonaristas também viajaram a convite do partido de Trump, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Questionada pela coluna, a Assembleia Legislativa ainda não respondeu se cobrirá os custos da missão internacional dos deputados de SC. Campagnolo é a deputada campeã na lista de viagens internacionais bancadas pela Alesc. Só no ano passado, a parlamentar passou por Argentina, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Estônia em cinco viagens ao exterior.
As eleições nos Estados Unidos estão em aberto, com Donald Trump e Kamala Harris tecnicamente empatados em uma disputa que se estenderá pelas próximas semanas, com a totalização dos votos. Quase 200 ações judiciais já foram movidas nos 50 estados norte-americanos, para contestar as regras da eleição.
Continua depois da publicidade