Esta semana, a coluna recebeu questionamento de leitores sobre a temperatura do mar em Santa Catarina, a menos de um mês para o início do verão. Os relatos são de que a água estaria mais gelada do que de costume para esta época do ano. Será mesmo?

Continua depois da publicidade

Os números da Epagri/Ciram nesta sexta-feira (29) mostram que as temperaturas variam ao longo do Litoral. Enquanto Balneário Camboriú marcava 24º C, e Itapoá 23ºC, Florianópolis estava com 20ºC. Imbituba e Laguna, 18ºC. Curiosamente, em Passos de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, onde o mar costuma ser mais gelado, os termômetros marcaram a mesma temperatura de Balneário Camboriú.

Matias Boll, pesquisador do Setor de Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram, explica que a oscilação da temperatura é comum nesta época do ano.

— O que está havendo este ano são ventos mais fortes, que podem movimentar e trazer massa de água mais fria por um período. Principalmente quando há muitas horas de vento na mesma direção.

Foi o que ocorreu nos últimos dias, com forte vento Sul. Mas isso não significa, ao menos por enquanto, uma baixa de temperatura em relação aos anos anteriores.

Continua depois da publicidade

Matias diz que, para o banhista, o banho de mar é confortável acima dos 22ºC. Abaixo de 20ºC, a água é considerada muito fria.

Para quem prefere o banho o mais quente possível, a dica do especialista: a temperatura do mar fica mais agradável em Santa Catarina a partir do fim de fevereiro, até meados de março. É nessa época que as correntes mais quentes, vindas do Norte, chegam com mais força por aqui.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​