Um dos governadores mais próximos de Jair Bolsonaro, Jorginho Mello não irá ao ato convocado pelo ex-presidente em São Paulo para se defender das acusações gravíssimas de tentativa de golpe de Estado. O governador estará em viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, para onde embarca no próximo sábado (17).
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A missão oficial está marcada desde o ano passado – deveria ter ocorrido em outubro, mas foi adiada em razão das chuvas que atingiram o Estado.
Jorginho foi até agora o único governador que se manifestou publicamente em defesa de Bolsonaro desde a operação da última quinta-feira (8), que respingou sobre o ex-presidente e sobre o PL. Questionado por repórteres em Joinville, disse que “Bolsonaro é um homem decente” e que a Polícia Federal está “procurando pelo em ovo”.
Governadores bolsonaristas seguem “pacto de silêncio” sobre operação contra Bolsonaro
Continua depois da publicidade
O ato em São Paulo está sendo visto como um “teste de bolsonarismo” para os governadores de oposição, como Tarcísio Gomes de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado. Mas é também uma saia-justa.
A cobrança é grande porque, nos últimos dias, Lula fez movimentos de aproximação com os governadores que não pegaram nada bem com a base bolsonarista. Tarcísio, por exemplo, ainda está sendo cobrado pela interação amistosa com o presidente da República em um evento em Santos. A presença na manifestação seria como “fazer as pazes” com o eleitorado.
Como ofensiva sobre Bolsonaro e PL repercutiu em SC
Por outro lado, o ato de Bolsonaro tem um sério risco de descambar para afronta institucional – e potencial para implicar quem estiver no palanque.
Há prejuízos políticos nas duas escolhas, comparecer ou não. No outro lado do mundo, em Dubai, Jorginho não precisará fazer essa conta.
Continua depois da publicidade
Veja momentos entre Jorginho e Bolsonaro:
Leia mais:
Corretor de imóveis vende R$ 48 milhões em apenas um mês em Balneário Camboriú
“Prédio do Neymar” volta ao topo em duelo de arranha-céus em Balneário Camboriú
Estoque de imóveis de luxo é nova estratégia de valorização em SC