Santa Catarina apareceu em ‘azul’ nesta terça-feira (29) no mapa que mostra a média móvel de casos de Covid-19 no país, divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa. A cor indica que o Estado tem números em queda – mas ainda não há motivos para comemorar a redução.
Continua depois da publicidade
> Painel do coronavírus: confira em gráficos como foi o avanço da doença em SC
> Com apenas três vagas em UTI, Balneário Camboriú teme colapso na saúde no verão
Dois fatores, pelo menos, tornam a queda na média móvel incerta. O primeiro deles é o fato de estarmos em período de recesso de fim de ano. Com menos servidores ativos, muitas cidades podem ter atrasado a notificação de novos casos para o Estado. Esse delay já era esperado, e foi um dos motivos para que a Secretaria de Estado da Saúde tenha alterado os parâmetros do mapa de classificação de risco – o receio era de que o atraso pudesse causar uma falsa sensação de melhora.
> Balada é interditada na Praia Brava pela segunda vez em três dias por promover aglomeração
Continua depois da publicidade
Outro ponto de atenção é que a média móvel indica uma tendência, em comparação com a semana anterior. Como houve um pico em meados de dezembro, com mais de 30 mil casos ativos, é esperado que, duas semanas depois, ocorra uma redução. Isso não indica, necessariamente, que o cenário melhorou.
> Cinemas voltam a funcionar em SC; confira regras e salas que já reabriram
Neste momento, há ainda 16.911 casos ativos em Santa Catarina. O número é maior do que o pico atingido no inverno, por exemplo, que chegou a pouco mais de 13 mil casos. Isso significa que, ainda que a melhora seja confirmada, o cenário ainda é pior que o do inverno.
> Quem vai pagar pelas baladas da insanidade em Santa Catarina?
A ocupação das UTIs tampouco sinaliza melhora. Nesta terça, há 592 pessoas internadas com Covid-19 pelo SUS em Santa Catarina, entre casos confirmados e suspeitos. Desse total, três são crianças e os demais estão em leitos de UTI adulto, que têm em média 85,4% de ocupação no Estado.
> Com erros e sem convicção, governo catarinense desmonta as próprias regras contra o coronavírus
Continua depois da publicidade
Esses dados fazem com que os técnicos da saúde vejam Santa Catarina pintada de azul no mapa móvel com ressalvas. Os números dos próximos dias indicarão se a tendência se queda de confirma, ou a notificação de casos positivos com atraso desestabilizará o cenário.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz