O desenho incomum da nova ciclovia da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, vem chamando atenção desde o início das obras, em setembro. Concluído na última sexta-feira (4), quando foi entregue a iluminação, o trecho em zigue-zague ficou ainda mais chamativo com pintura e sinalização – e tem gerado comentários nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O que parece ser mais um chamariz turístico é, na verdade, engenharia de segurança. O projeto da ciclovia foi desenhado pelos engenheiros de trânsito da prefeitura, em parceria com a Associação de Cicloturismo de Balneário Camboriú. A ideia era forçar a redução da velocidade para reduzir os riscos de acidentes no trecho.

Governo do Estado ignorou megaobra de alargamento da praia em Balneário Camboriú

Só este ano, dois ciclistas morreram na descida da Estrada da Rainha. Ricieri Moraes, diretor da BC Trânsito, explica por que o trecho era perigoso:

Continua depois da publicidade

– A descida era retilínea e a via tem grau de aclive de 20%. Naquele trecho, descendo sem frear, a bicicleta atinge 70 km/h. O impacto de um acidente é extremamente grave.

Como ficará o calçadão na orla de Balneário Camboriú após reurbanização; veja imagens

A proposta das curvas é forçar os ciclistas a controlarem a velocidade e usarem o freio. Deu certo: desde a implantação, há dois meses, não houve nenhum acidente grave no local.

O modelo deve se repetir no outro lado do morro, na descida em direção à Praia dos Amores, onde os ciclistas também atingem alta velocidade e onde foi registrada uma morte este ano. Segundo Moraes, o projeto do novo traçado está sendo finalizado e deve começar a ser implantado ainda neste verão.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC