A proposta que autoriza a controversa educação domiciliar em Santa Catarina está pronta para ser levada a plenário na Alesc. Deve entrar em pauta nos próximos dias e chega com grandes chances de passar, apesar de ter sido reprovada na Comissão de Educação do Legislativo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Depois do freio na principal comissão que discute o tema, o projeto de lei, de autoria do deputado Bruno Souza (Novo), era visto com poucas chances de prosperar. Mas o cenário mudou no início do mês, quando o projeto passou pela Comissão de Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O relator era o deputado Fernando Krelling (MDB), contrário ao projeto. Mas uma viagem de última hora a Brasília fez com que ele abdicasse da relatoria, que passou ao o deputado Jair Miotto (PSC), da bancada evangélica. Ele apresentou uma emenda substitutiva global, com alterações à proposta original de Bruno Souza, que foi aprovada pela Comissão – o que abriu caminho até o plenário.
Como o governo flopou com a esperada proposta de reajuste salarial dos professores
Continua depois da publicidade
A coluna apurou que os deputados estariam inclinados a aprovar o “homeschooling” por maioria de votos em SC. Pesa na decisão o fato de que, há poucos dias, um projeto semelhante foi aprovado no Paraná e sancionado pelo governador Ratinho Junior – foi o primeiro estado a regulamentar a polêmica educação domiciliar, sob críticas dos educadores.
Mas há controvérsias, inclusive legais – no Rio Grande do Sul, o governo vetou a lei aprovada no Legislativo por entender que é matéria para ser discutida no Congresso, e não nos estados.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Continua depois da publicidade