O decreto estadual de emergência pela pandemia de coronavírus, em Santa Catarina, proíbe aglomerações. Mas muitos surfistas têm desrespeitado as regras. Nesta segunda-feira (30), um vídeo feito na Praia Brava, em Itajaí, mostra muita gente com a prancha na água.
Continua depois da publicidade
O autor das imagens, que não quis se identificar, afirma ter contado mais de 100 surfistas ao longo de toda a praia:
– Que respeito é esse que vocês têm com as pessoas? – questiona.
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Para muitos atletas, a "escapada" pode custar caro. A Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI) publicou uma nota de repúdio, em que afirma que atletas vinculados à entidade, que desrespeitarem a quarentena, perderão o direito a competir. O comunicado diz ainda que quem recebe Bolsa Atleta, e furar a ordem de isolamento, perderá o benefício.
Leia a nota:
"Associação de Surf das Praias de Itajaí vem através dessa repudiar qualquer prática de esportes nas nossas praias aonde o atleta que seja vinculado a ASPI terá sanções punitivas, perdendo o direito a competir em qualquer evento vinculado com ASPI FECASURF e também perderá o Bolsa Atleta!! Respeitem o DECRETO Nº 525 do Governo do Estado".
"Segura a onda, galera"
Surfista veterano, o catarinense Klaus Kaiser, que é locutor do WSL, o circuito mundial de surf, usou as redes sociais também nesta segunda para fazer um apelo. Em vídeo, ele pede que os surfistas "segurem a onda":
– A questão é dar exemplo. Será que não dá para segurar uma semana, 10 dias, enquanto é o pico de transmissão do coronavírus? Faz de conta que (o mar) está flat (sem ondas) diz.
Continua depois da publicidade
O atleta faz um alerta que serve para todo mundo:
– Se um elo da corrente quebrar, já era. A gente tem que pegar junto nessa hora.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz