Pouco antes de definir a lista com os 12 candidatos que concorrem à vaga de desembargador do TJSC pelo Quinto Constitucional, adiantada pela coluna de Anderson Silva, o Pleno da OAB julgou quatro pedidos de impugnação contra Fernanda Sell – advogada pessoal do governador Jorginho Mello (PL). As quatro representações foram descartadas por unanimidade, o que permitiu que ela seguisse na disputa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A leitura nos bastidores é de que havia uma tentativa de desgaste da advogada, que terminou liderando a lista com 49 votos.
A votação de Fernanda Sell é a mesma do segundo nome na lista, Claudia Bressan, que é casada com o ex-presidente da OAB, Paulo Brincas, e é advogada do deputado Julio Garcia (PSD), ex-presidente da Alesc.
Advogadas de Jorginho e Julio Garcia podem disputar vaga de desembargadora no TJSC
Continua depois da publicidade
Dos 14 advogados inscritos para a vaga, apenas cinco eram mulheres – e todas elas entraram na lista do Pleno. Além de Fernanda Sell e Claudia Brincas, também Luciana Franzen, de Chapecó, Giane Bello e Sabine Mara Müller Soto, ambas da Capital.
A votação direta da classe está marcada para o dia 11 de julho, quando será formada uma lista com seis nomes, a ser encaminhada ao TJSC. No fim, a decisão cabe ao governador Jorginho Mello, que já adiantou que pretende escolher uma mulher para a vaga.
Leia mais
Piloto que estreou novo caça da FAB em SC vira astronauta e vai ao espaço
Por que prefeitos presos na Operação Mensageiro podem ser soltos pelo STJ
Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação
A lição do desembargador que proibiu condução forçada de moradores de rua em Balneário Camboriú