O governador Jorginho Mello (PL) assinará nesta terça-feira, em Brasília, a execução do Plano Estadual de Logística de Transporte, o Pelt, que indicará quais os caminhos e modais necessários para os desafios logísticos de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A proposta é uma radiografia com diagnóstico de longo prazo, que indique quais os melhores e mais viáveis investimentos a serem feitos pelo Estado na próxima década. A execução será da empresa governamental Infra S.A.

A assinatura ocorrerá durante o  SC Day, um evento da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que abre as portas para os estados apresentarem as potencialidades do setor, buscarem parcerias, e discutirem gargalos. O governador fará a palestra de abertura do evento.

Aplicativos omitem Contorno Viário ao sugerir rota para motoristas na BR-101

Continua depois da publicidade

No setor de portos, a principal demanda de SC hoje é por grandes obras de infraestrutura, como dragagens e áreas de manobras, e também a superlotação dos portos, agravada pela inoperância do Porto de Itajaí.

Já no setor aeroportuário, o Estado tem projeto de lei para aumentar os incentivos fiscais e tornar o mercado mais atrativo para as companhias aéreas.

O SC Day será o terceiro evento neste formato organizado este ano pela Frente Parlamentar. Os primeiros foram Pernambuco e Piauí – e pelo menos dois estados já estão na fila, São Paulo e Paraná.

Além do Pelt, Jorginho também assinará no evento a autorização para contratação do projeto de abertura do canal de acesso e dragagem do Complexo Portuário de Laguna, e a licitação do projeto de dragagem à montante do Rio Itajaí-Açu, o que atende os terminais portuários que ficam rio acima.

Continua depois da publicidade