A mais recente iniciativa golpista do PL, que contesta as urnas eletrônicas mais antigas, corresponde a um pedido de anulação de 58,8% dos votos registrados em Santa Catarina, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições no segundo turno com 69,27% dos votos válidos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Seis a cada 10 votos em Santa Catarina foram registrados em urnas de modelos anteriores a 2020. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), Santa Catarina recebeu 7.296 urnas novas, modelo 2020. Do total, 6.680 foram distribuídas para serem usadas em seções. As demais foram reservadas para contingência, ou seja, ficaram separadas para eventual necessidade de substituição.

Golpismo do PL atropela até eleição de Jorginho Mello em SC

As outras 9.562 urnas distribuídas nas seções eleitorais de Santa Catarina foram todas de modelos anteriores a 2020, que são contestadas de forma irresponsável pelo PL.
Além de Bolsonaro ter ultrapassado em SC a votação do presidente eleito, Lula (PT), o PL elegeu no Estado o futuro governador, Jorginho Mello, um senador, seis deputados federais e 11 deputados estaduais.

Continua depois da publicidade