A Procuradoria Geral do Estado (PGE) propôs uma comissão para acompanhar de perto o início da concessão dos aeroportos do Bloco Sul, leiloados em abril. A ideia é ver de perto, durante 180 dias, as tendências e projeções de movimentação de passageiros e cargas, por um período de seis meses. O foco é a nova pista do Aeroporto de Navegantes, demanda que o Estado levou ao STF.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

A pista, que já teve boa parte das desapropriações executadas ao longo dos últimos 20 anos, foi excluída do rol de obrigações da concessionária em edital. O leilão para administrar os 22 aeroportos do Bloco Sul foi arrematado pela empresa CCR.

O Estado questiona no STF o esvaziamento das obrigações em relação a Navegantes, enquanto o Paraná conquistou uma nova pista para o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, que não estava prevista nos estudos iniciais. PGE argumenta na ação que essa mudança, que beneficia o estado vizinho, fere o pacto federativo.

Como o leilão do Aeroporto de Navegantes vai levar o terminal a 30 anos de atraso

Continua depois da publicidade

Aeroporto de Navegantes tem novo terminal de passageiros e está irreconhecível; veja fotos

Participaram da reunião desta quinta-feira representantes do Ministério da Infraestrutura, Secretaria Nacional de Aviação Civil, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Governo do Paraná, município de Navegantes e Facisc. O encontro ocorre após um período de 60 dias em que a ação no STF permaneceu suspensa, para que fosse alinhada uma possibilidade de acordo entre as partes. 

SC tem casos de variante Delta em 20 cidades; veja quais são

O procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Sérgio Laguna Pereira, saiu satisfeito da reunião. Segundo ele, a transparência e o acesso às informações da concessão serão fundamentais para avançar no pleito de construção da nova pista. 

– Temos convicção de que, em bases objetivas, não se sustenta a ausência de previsão de crescimento da demanda de cargas aéreas de Santa Catarina. Como a fase da concessão ainda é inicial, e sequer o contrato de concessão foi assinado, ainda será necessária a elaboração do plano de exploração aeroportuária, que irá determinar a alocação dos investimentos da concessionária.

A proposta de formação da comissão será apresentada oficialmente ao STF até setembro. Na próxima terça-feira (17), a nova pista do aeroporto será discutida na reunião agendada pela Comissão de Infraestrutura do Senado, em que serão debatidas as demandas de SC. A audiência foi agendada pelo presidente da comissão, senador Dario Berger (MDB), a pedido do senador Esperidião Amin (PP), e deve contar com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautzLeia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

O que falta para levar Pazuello à cadeia?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados