A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira, em Itajaí, mandados da Operação Refúgio, deflagrada pela PF em São Paulo. A ação tem como alvo uma organização criminosa internacional, especializada em tráfico de drogas, que utilizava os portos de Santos (SP) e Navegantes para enviar cocaína ao exterior.
Continua depois da publicidade
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, e dois de prisão em Itajaí. Ao todo, são cumpridos 13 mandados de prisão temporária, contra 11 brasileiros e dois sérvios, e 12 de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Além de Itajaí, há alvos no Estado de São Paulo _ na capital, em Guarulhos e Itapevi _ e em Minas Gerais, na cidade de Extrema.
As investigações começaram em abril deste ano, por meio de uma cooperação policial internacional com a Agência Antidrogas Norte-americana. O alvo era um grupo de sérvios, suspeito de enviar drogas para a Europa a partir do Porto de Santos. O inquérito apontou que o grupo estaria ligado a um grande narcotraficante sérvio e articulava a compra de cocaína a partir da cidade de São Paulo. O envio, além de Santos, também vinha sendo feito via Navegantes.
Segundo a PF, os presos serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação internacional para o tráfico de drogas, com penas que podem variar de 3 a 15 anos de prisão.
O nome da operação foi escolhido em função de um dos investigados ter pedido permanência no Brasil com pedido de refúgio, usando documentos falsos.
Continua depois da publicidade