A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (20) cinco mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, relacionados às investigações de ataques à democracia. São quatro alvos em Joinville, e um em São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo nota da PF, a investigação apura “cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”.
Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGE). Santa Catarina é o estado com maior número de ordens judiciais. Também há mandados de busca e apreensão sendo cumpridas no Distrito Federal (1), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1). Entre os alvos estão o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).
Sérgio Reis é alvo de operação da Polícia Federal
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, Um dos alvos é Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão e apontado como um dos articuladores de um protesto de caminhoneiros contra o STF. A ação teria como objetivo paralisar o país para forçar o afastamento dos ministros do Supremo.
Zé Trovão publicou um vídeo nas redes sociais nesta manhã em que mostrou o mandado de busca e afirmou que foi intimado a comparecer à sede da Polícia Federal em Joinville às 14h nesta sexta-feira. Ele disse que o cumprimento de mandados é “triste e com certeza arbitrário”.
Quem são os alvos de mandados do STF em Santa Catarina
Alvos de mandados em SC estão proibidos de chegar perto do STF
“Não sei se vou sair da sede da PF pra minha casa ou pra um presidio (…) Não vamos parar o país simplesmente pra causar uma desordem, mas para colocar nosso país no local devido”, afirmou.
O conteúdo dos mandados está sob segredo de Justiça.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram