O ministro da Justiça, Flávio Dino, pretende encaminhar nessa segunda-feira (10) à Polícia Federal a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que arquivou denúncia envolvendo o programa Universidade Aberta do Brasil na UFSC, para abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A informação foi confirmada à coluna pela assessoria do ministro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Flávio Dino entende que a decisão do TCU abre espaço para investigar a conduta dos agentes da PF que conduziram a Operação Ouvidos Moucos, em 2017. Comandada pela delegada Érika Marena, ex-Lava Jato, a operação apurava um suposto “desvio de R$ 80 milhões” – valor que mais tarde se mostrou descabido.

TCU descarta irregularidade em programa da UFSC que motivou prisão e morte do reitor Cancellier

Seis pessoas foram presas, incluindo o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Nos relatos sobre a prisão, ele contou que foi algemado, interrogado e despido. Dias depois, cometeu suicídio em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O jornalismo falhou no caso que levou à morte trágica o reitor Cancellier

Na semana passada, o TCU encaminhou à reitoria da UFSC um documento em que informa sobre o arquivamento de uma representação sobre suposto desvio de verbas em aluguéis de veículos para o programa Universidade Aberta do Brasil. O Tribunal considerou que não houve irregularidade.