Um vídeo, gravado dentro da embarcação Yagopesca, registrada em Itajaí, mostra a comemoração dos pescadores na primeira captura da frota industrial de tainha. A peca foi liberada por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na semana passada, mas as embarcações só partiram para o mar no fim de semana, depois da publicação da lista das licenças no Diário Oficial da União.
Continua depois da publicidade
O barco descarregou nesta quarta-feira, em Itajaí, 45.320 quilos de tainhas – um pouco menos que a cota, dividida por embarcação, que é de 49.075 quilos.
Outro barco também descarregou uma quantidade semelhante na manhã desta quarta. Com isto, são 80 toneladas de tainha em Itajaí.
A Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca autorizou 20, dos 32 barcos inicialmente licenciados, a iniciarem as capturas. As outras embarcações foram barradas porque o governo federal apontou problemas no cadastro ou no Preps, sistema de monitoramento via satélite que indica onde o barco pescou na última safra, para identificar eventual pesca irregular.
Continua depois da publicidade
Os armadores que não conseguiram autorização contestam a avaliação da Secretaria, e apresentaram recurso.