O pedido de habeas corpus para suspender o toque de recolher em Santa Catarina foi retirado pela Defensoria Pública, menos de 24 horas depois de ter dado entrada no Tribunal de Justiça. O processo havia sido movido pelo defensor Ralf Zimer Junior, autor do pedido de impeachment arquivado contra o governador Carlos Moisés (PSL). O entendimento foi de que ele não tinha atribuição para atuar no caso.

Continua depois da publicidade

> SC anuncia toque de recolher em todas as cidades

> Defensoria Pública entra na Justiça para cancelar toque de recolher em Santa Catarina

A ação causou mal-estar institucional e pode até resultar em punição para Ralf Zimer Junior. A Subdefensora Pública Geral, Dayana Luz, enviou um ofício à Corregedoria Geral para avalie se houve infração funcional e a hipótese de advocacia administrativa por parte do autor. Ralf informou que vai recorrer internamente.

> SC registra novo pico de casos na pandemia; 33 mil estão ativos

Continua depois da publicidade

> Alesc aprova reabertura das escolas em meio a recorde de casos de Covid-19

A retirada ocorreu depois que o desembargador Sidney Dalabrida já havia se manifestadpo nos autos encaminhando o processo para Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque o pedido de habeas corpus citava o governador.

Minutos depois da decisão, deu entrada no TJSC um pedido de Marcelo Scherer da Silva, titular da 21ª Defensoria Pública da Capital, em que ele requisitou a extinção do processo sem análise de mérito. Com isso, o habeas corpus deve ser arquivado e o caso está encerrado na Justiça.

Na Defensoria Pública, porém, a polêmica continua. Em mensagem à coluna, Ralf Zimer Junior disse considera normal haver conflito de atribuições, e que isso ocorre “quando mais de um (defensor) se julga capaz de entrar com a ação, ou quando nenhum se julga (capaz) e tem pedido para que se entre (com a ação).

Ele informou ter recorrido internamente ao Conselho da Defensoria Pública, e disse que aguarda decisão institucional.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​